Como A Ordem De Nascimento Afeta Seus Relacionamentos?

influencia da ordem de nascimento em romances


Você tem irmãos ou irmãs? Essa é uma das perguntas comuns em primeiros encontros.

Mas será que ela pode nos passar vários insights sobre como o o pretendente ou a pretendente se comportará em relacionamentos? É isso que veremos a seguir.


Muitos estudos foram feitos em relação a ordem de nascimento de indivíduos em suas famílias e as respectivas características deles. Essas pesquisas confirmaram que foram encontrados traços em comum entre pessoas com o mesmo tipo de estrutura familiar e suas ordens de nascimento.

Essa lista de traços de personalidade pode nos dizer muito sobre como indivíduos se relacionam em geral, mas também quando o assunto é romance.

Mas quais os traços básicos de cada ordem de nascimento? Antes de saber disso é preciso ter em mente que a estrutura familiar e outros fatores podem influenciar esses traços e modificá-los até certo ponto.

Por exemplo, o primogênito de uma família com  somente dois filhos de mesmo sexo e com dois anos de diferença entre eles será um pouco diferente de um primogênito de uma família de seis filhos de diferentes sexos onde a diferença de idades dos mesmos é maior que quatro anos.

A regra básica a se considerar em relação à idade é a de que crianças com mais de quatro anos de diferença entre si iniciam uma separação na família, ou seja, numa família onde há dois filhos com dois anos de diferença entre si e depois dois outros filhos com diferenças de mais de quatro anos de idade, o primeiro filho será obviamente o mais velho e exibirá características de primogênito, porém o terceiro filho (separado por quatro anos dos dois primeiros filhos e por ,digamos, dois anos do quarto filho ) também exibirá características de primogênito e de filho mais novo até certo ponto. Portanto haverá pessoas com características híbridas nesses casos.

Filhos únicos também podem ser considerados híbridos de certa forma, já que tinham toda a atenção dos pais, tal qual um filho mais novo, porém ao mesmo tempo possuíam responsabilidades de um filho mais velho e de ter que fazer e aprender tudo sozinho.

Quais as características de cada ordem?


Os Primogênitos:


Costumam ser mais organizados, líderes natos e mais irritadiços. Eles não suportam ver os outros parados e costumam ser os primeiros a partir para a ação.

Em relacionamentos não seria diferente, eles costumam dominar e gostam de ter tudo planejado, surpresas não são muito bem vindas.

Os filhos do meio:


Costumam ser mais comunicativos, sociais e aprendem desde cedo a serem mais diplomatas e à apaziguarem brigas em casa.

Em relacionamentos eles gostam de surpreender seus parceiros, porém às vezes eles podem considerar seus amigos como prioridade e não seus/as namorados/as.

Os caçulas:


Costumam ser os mais divertidos e todo mundo sabe que eles são os bebês da casa. Eles gostam de ser o centro das atenções e a prioridade deles é se divertir em tudo na vida, até em coisas sérias.

Em relacionamentos eles gostam de ser paparicados e precisam de alguém para “tomar conta”deles.

Filhos únicos:


Eles costumam ser mais organizados do que os primogênitos e mais dominadores. Como provavelmente se acostumaram a dois pais o paparicando, eles querem que tudo seja feito do jeito deles.

Em relacionamentos o uso de manipulação é comum, costumam ser teimosos mas românticos.

Vamos à algumas variações das ordens de nascimento acima:


Primogênitas que somente tem irmãos: 


Elas sabem como se comportar e como flertar com o sexo oposto. Costumam também ser protetoras de seus parceiros românticos. Elas podem ser dominadoras e querem liderar no relacionamento. Provavelmente possuem mais amigos homens do que mulheres.

Primogênitos que somente tem irmãs: 


Da mesma maneira que as primogênitas que somente possuem irmãos se sentem à vontade com o sexo masculino, esses primogênitos não costumam se intimidar com mulheres e sabem como conquistá-las. Costumam ter mais amigas do que amigos.

Primogênitos com irmãos do mesmo sexo:


Aqui a rivalidade costuma ser imensa, portanto eles crescem muito competitivos e dominadores. Em relacionamentos espere o mesmo.

Filhos do meio com irmão caçula no mínimo quatro anos mais novo:


Nesse caso os filhos do meio exibirão traços de sociabilidade e também serão mais alegres e despreocupados com as coisas sérias, já que por mais de quatro anos eles eram os bebês da casa.

Quais as melhores combinações de ordem de nascimento entre casais? 


Não que você vá dispensar aquele homem maravilhoso ou aquela mulher divina por causa da ordem de nascimento deles né?

Primogênitos e filhos únicos com filhos mais novos:


Os mais novos ensinam os mais velhos  a relaxarem e os primogênitos ensinam os caçulas à se organizarem mais.

Filhos do meio com caçulas: 


Eles não costumam gostar muito dos primogênitos, devido à sua dominância, e preferem a alegria dos caçulas.

Devemos lembrar que outros fatores de ordem familiar, em certos casos sérios, podem influenciar nos resultados, tais quais a morte de um irmão, de um dos pais ou um irmão nascer com alguma deficiência.

É possível que um primogênito seja mais relaxado ou um caçula mais organizado e sério. Tudo depende do tipo de ambiente familiar e também da ordem de nascimento dos pais.

Share this:

Sobre Mim

Me chamo Melissa, namoros online é um dos tópicos sobre o qual escrevo.